Tubulações de aço carbono e ferro fundido podem apresentar, após anos em operação, pontos de corrosão ou incrustação generalizada.
Isso se deve à presença de sais dissolvidos na água (em especial nas redes de água potável) que, em contato direto com o metal, iniciam processos de oxidação ou deposição.
A oxidação provoca a diminuição da espessura da parede do tubo diminuindo assim sua resistência mecânica e sua vida útil. Já a incrustação reduz a seção livre de escoamento e proporciona aumento da perda de carga no sistema, resultando em diminuição das pressões ao longo das redes e investimentos na readequação dos sistemas de bombeamento.
A PROPILEU é uma das poucas empresas no país que dispõe de tecnologia que permite a recuperação destas redes mediante limpeza da tubulação com equipamentos especiais (Pig, raspadores mecânicos e PU ou por turbilhonamento de abrasivos sob alta pressão) e posterior revestimento interno com aspersão de argamassa de cimento e areia, argamassa acrílica ou ainda com resinas epoxídicas, dependendo das necessidades do cliente.
Essa tecnologia permite a recuperação de grandes trechos de tubulações enterradas, com o mínimo de interferência no meio na qual está inserida. Estes processos podem ser aplicados em tubulações com diâmetro interno deste 1” até 32” e com produtividade na ordem de 100m de tubulação limpa e revestida por dia.
Revestimento interno de tubos: Aspecto interno antes da limpeza.
Tubos em ferro fundido sem revestimento interno – 250 e 300mm de diâmetro interno – antes da limpeza com raspador mecânico (Rede de água potável - DAE – S. Caetano do Sul).
Revestimento interno de tubos: Aspecto interno após a limpeza.
Aspecto das paredes da tubulação após a passagem do equipamento de limpeza (raspador mecânico e PIG, respectivamente).
Revestimento interno de tubos: Equipamentos para o revestimento.
Equipamentos de revestimento posicionados para início dos processos de revestimento com argamassa de cimento e areia em redes de 250mm e 300mm (DAE – S. Caetano do Sul / SP e PROLAGOS S.A – Cabo Frio / RJ).
Revestimento interno de tubos: Aspecto interno após o revestimento.
Parede interna da tubulação após revestimento com argamassa de cimento e areia (Redes de água potável construídas em ferro fundido no DAE – S. Caetano do Sul / SP e PROLAGOS S.A – Cabo Frio / RJ, respectivamente).
Revestimento interno de tubos: Aspecto interno após o revestimento com epóxi.
Tubo de aço carbono -150mm de diâmetro interno - revestido internamente com resina epóxi utilizando o processo de turbilhonamento e revestido externamente com resina éster vinílica reforçada com fibra de vidro (ESTRUTURAL – CONTRATO RPBC – Cubatão / SP).